Ao participar do Tech Gov Forum Espirito Santo, realizado no dia 17 de outubro, em Vitória, o advogado especializado em Direito Digital, professor e perito de TI, Alexandre Atheniense foi direto ao ponto quando se fala sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Ela pegou muito mais pelo medo do que pela necessidade, até porque o perfil das empresas no Brasil é mais reativo do que preventivo”, afirmou.
À CDTV, do portal Convergência Digital, Alexandre Atheniense fez um alerta. Segundo ele, ‘a presunção de que não se terá punição por tratar mal os dados foi para o espaço’, uma vez que as punições da Autoridade Nacional de Proteção de Dados estão sendo divulgadas. “Eu soube que são 6000 mil processos em avaliação. E a ANPD é recém-criada e fazer nascer uma agência no Brasil não é tarefa simples”, adiciona.
Ainda para Atheniense o maior dano que a LGPD pode imputar a uma empresa é o risco de perder a reputação da marca. “Eu sei por força do meu trabalho, o quanto custa para reconstruir uma reputação, uma credibilidade no mercado. Isso vai muito além do dinheiro da multa”, adverte. Assistam a entrevista com o advogado Alexandre Atheniense.
Asista à entrevista: