A instalação de um canal de atendimento é uma das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tem fácil implementação e pode ser uma garantia de diminuição de penalidades caso sua empresa tenha algum problema com os dados de seus clientes. Trata-se de uma medida protetiva ao empresário criar um mecanismo para que o cliente possa saber como seus dados pessoais estão sendo utilizados, demandar que esses dados sejam repassados a eles e até mesmo que deixem de ser utilizados pela empresa. O desafio não está na implementação do canal e sim na velocidade das respostas.
Nesse vídeo, nosso sócio Alexandre Atheniense esclarece o que é esse canal de atendimento, qual sua importância para evitar sanções pesadas e dá três dicas básicas para se atender a essa exigência da LGPD:
Atenção para essas dicas:
- Criar pelo menos um email DPO@(domínio da empresa) e, claro, nomear uma pessoa para receber e responder as demanda o mais rápido possível.
- Definir e divulgar sua política de privacidade, mostrando como sua empresa trata os dados dos clientes.
- Inserir nessa política como seus cookies capturam dados para fins de pesquisa de comportamentos em seu site.
Ao adotar medidas assim, sua empresa estará mais protegida caso sofra alguma denúncia ou fiscalização.
Saiba mais sobre segurança das senhas e de seus dados e ainda sobre LGPD e Direito Digital recebendo nossa newsletter. Acesse e assine aqui http://eepurl.com/gD5ler