Por Alexandre Atheniense
Como já reportamos em nossas recentes Pocket Class #03 e Pocket Class #04 sobre quais são os riscos e as consequências jurídicas para quem se vê vítima de um golpe digital, vale o alerta para o aumento desses riscos diante do consumo on-line em massa nessa época do ano. Este período sempre gerou um grande atrativo para golpistas e fraudadores que aproveitaram do descuido ou boa-fé dos consumidores para cometerem ilícitos.
Preparamos algumas dicas para que os consumidores possam não apenas se prevenir de possíveis golpes e realizar suas compras com segurança e responsabilidade, como também proteger seus dados pessoais e privacidade, com base na nossa experiência profissional
Cuidado com ofertas tentadoras: Redobre a atenção com as ofertas excessivamente tentadoras. Elas podem esconder links maliciosos que, após acessados, podem sequestrar suas contas de redes sociais e capturar seus dados pessoais e financeiros. Consumada esse golpe, o prejuízo poderá variar desde o uso indevido de seus dados para abrir contas bancárias vinculadas a um e-mail do golpista, bem como compras fraudulentas até o uso de todo o seu limite financeiro disponível e pré-aprovado. O enfrentamento do problema exige rapidez e assertividade para rastrear os golpistas e seus “laranjas”. Por isso, evite clicar em links de ofertas e mantenha os aplicativos sempre atualizados, bem como antivírus ativado.
Informe-se sobre a empresa de quem está comprando: Antes de finalizar sua compra, informe-se sobre os dados da empresa ou vendedor, do site ou plataforma de vendas. Consulte sites como “Reclame Aqui” além de outros sites comparadores de preços como “Buscapé”, que forneçam histórico dos valores do produto e, se possível, faça comparações de credibilidade entre as lojas físicas e virtuais. Tal medida fará com que você conheça o valor real do produto em um período recente para ter a certeza que o desconto é real.
Nas páginas oficiais de órgãos públicos fiscalizadores, como o PROCON-SP, há uma lista de sites NÃO recomendados para compras on-line.
Além disso, há também a página consumidor.gov.br do Ministério da Justiça, com vasto histórico de reclamações contra diversas empresas.
Cuidado com o “pague a metade do dobro”: Uma das mais recorrentes fraudes é a “pague a metade do dobro”. A pesquisa prévia recomendada na dica anterior, lhe dará meios para aferir se os preços foram aumentados antes da promoção que anuncia descontos mais vantajosos do que realmente são. Uma loja anuncia o item por um valor R$100,00. Contudo, semanas antes, ela majora o valor para R$200,00. Durante Black Friday é feita a “promoção” com o atraente desconto de 50%. Ao final, o preço será o mesmo. Na verdade, não se trata de um desconto de 50%.
Atenção redobrada para links recebidos por email e WhatsApp: Fique atento ao PHISHING! Sabe aquele link que você recebe via WhatsApp, SMS e principalmente no correio eletrônico (e-mail)? Sempre desconfie e não clique. É um dos meios mais comuns para atingir as vítimas de golpes digitais. Então, mesmo que confie na pessoa que lhe enviou (que já pode ser uma vítima também ou até mesmo um perfil clonado) verifique o link por meio de análise ou evite clicar. Sempre acesse as páginas de empresas ofertantes por consulta direta na internet através do seu buscador ou navegador preferido. Jamais por links recebidos.
Utilize o cartão virtual: Utilize o cartão virtual do seu banco para compras on-line. Ele é criado com uma numeração distinta do seu cartão físico e tem a função de aumentar a sua proteção. Em alguns bancos o número do cartão é gerado para a transação e expirado logo após. No caso de denúncia por vazamento de dados, seu cancelamento e exclusão são facilitados.
Use a navegação anônima do seu browser: Utilize a navegação privada do seu buscador ou navegador. Utilizar essa forma de navegação privada maximiza a segurança, já que ela conecta duas redes privadas através de um “túnel encriptado” e oculta a atividade na internet de qualquer pessoa que use o dispositivo. Tal recurso está presente na maioria dos buscadores/navegadores modernos.
Confira o valor do frete: Valor do frete mais caro do que o produto. Deve haver atenção entre o valor do produto e seu frete. Verifique ao incluir o produto no carrinho ou cesta de compras, se o valor do frete é abusivo. Tem se tornado uma prática recorrente a cobrança de taxas altas para fretes, como forma de compensar os descontos dos produtos. Assim, ao final, o frete anula ou minimiza todo o desconto.
Não salve seus dados: Não salve os seus dados no site de compras. Em muitos casos, salvar os dados pessoais e do cartão em um site de compras pode facilitar a vida do consumidor, no caso de futuras compras. Mas tal ação pode ter consequências caso o site ou loja tenha os dados de seus usuários violados e expostos.
Nenhum consumidor está 100% protegido. Se cair em um golpe, procure seus direitos.
Tais recomendações, não têm o intuito de “blindar” o consumidor contra golpes e propagandas enganosas. Em função disso, caso ocorra alguma violação aos seus direitos, você estará amparado pela lei em alguns casos.
O consumidor, ao adotar minimamente tais precauções, amparado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, terá mais meios de evitar prejuízos ou obter o eventual ressarcimento de danos.
Entre em contato com nossa equipe
Caso ocorra alguma eventualidade neste sentido, entre em contato com a nossa equipe que estará disponível para um pronto atendimento pelo e-mail [email protected].