Empresa do setor financeiro negou acusações de violação de dados pelo Banco Central, afirmando que um cliente foi bloqueado após consulta em larga escala; o incidente levou a instituição a adotar medidas preventivas, como a ocultação parcial de dados das chaves PIX, informa o Infomoney.
Sobre esse caso, nosso sócio e especialista em Direito Digital, Alexandre Atheniense, destaca a necessidade de empresas financeiras com banco de dados pessoais ajustarem suas plataformas para evitar acesso indiscriminado, enfatizando a importância de medidas regulatórias externas para legitimar a rescisão de contratos de clientes.
“Este incidente mostra que empresas da área financeira que possuem banco de dados pessoais precisam estar atentas e ajustar, não apenas na parte sistêmica, as suas plataformas para evitar que um grande volume de dados seja obtido por um cliente ou qualquer terceiro. Além disso, é necessário que as mesmas tenham legalidade para tomar decisões de rescindir o contrato de um cliente. Isso só é possível através de medidas regulatórias externas, como política de privacidade e termos de uso de site, para que qualquer medida nesse sentido seja formalizada e considerada uma violação.”
Nossa equipe está preparada para atuar em situação parecida com essa.