Contratar um Advogado Especialista em Direito Digital é uma medida necessária para decisões arbitrárias das Big Techs para cancelar campanhas de marketing digital 

No mundo empresarial digital, a plataforma de anúncios do Google, conhecida como Google Ads, desempenha um papel crucial na promoção de produtos e serviços. No entanto, é preocupante a crescente incidência de anúncios suspensos ou bloqueados, gerando perdas substanciais para os negócios que dependem dessa ferramenta para expansão.

Diante dessa realidade, usuários atendidos pela suspensão do Google Ads enfrentaram dificuldades consideráveis. Essa plataforma, que viabiliza a divulgação das atividades empresariais através da Pesquisa Google, YouTube e outros sites, torna-se inacessível para muitos, prejudicando seu alcance e impacto.

Identificando as Causas da Suspensão no Google Ads

A suspensão de um anúncio ou conta no Google Ads pode ocorrer por motivos variados, cada um deles com uma abordagem específica. As políticas do Google Ads ou Termos e Condições são os principais catalisadores desse cenário. Entre as possíveis razões estão:

  • Política do Google Ads: Qualquer desvio das diretrizes pode resultar em suspensão. 
  • Restrição de Idade: Violações das restrições de idade por Google podem levar à suspensão.
  • Política do Ad Grants: O não cumprimento das políticas do Google Ad Grants pode resultar em suspensão.
  • Atividades Não Autorizadas: Tentativas de acesso não autorizado podem acarretar em suspensão temporária para evitar transações não autorizadas.
  • Problemas de Faturamento e Pagamentos: Questões relacionadas a pagamentos e faturamento também podem levar à suspensão, como abuso de códigos promocionais, pedidos de estorno, atividades de pagamento suspeitas ou saldos não pagos.

Quando se torna necessário medida judicial para evitar surpresas e prejuízos nas campanhas de marketing digital no Google Ads

Ao perceber a suspensão de um anúncio no Google Ads, é imperativo agir. Iniciar o processo de revisão ou recurso junto ao Google Ads é o primeiro passo. Contudo, se após 7 dias não houver resolução, uma alternativa viável é buscar assistência jurídica.

Nesse momento, um advogado especializado em Direito Digital pode ser uma chave para restaurar ou acessar a conta. A ação judicial não apenas visa a reabilitação da conta, mas também, em certos casos, pode buscar indenização por danos morais e materiais.

A suspensão no Google Ads traz repercussões negativas para os usuários, impactando significativamente a aquisição de clientes e a visibilidade do negócio. Com campanhas de anúncios veiculadas no Google Search, a principal ferramenta de busca global, a ausência de visibilidade paga ameaça a prosperidade empresarial.

Nesse contexto, a documentação de todas as etapas é crucial. Guarde evidências, como capturas de tela ou páginas da web salvas como PDF.

TJSP decide que cancelamento de anúncios do Google Ads são ilegais

Decisões judiciais recentes revelam casos em que a Justiça foi acionada, e decidiu considerar ilegal a decisão arbitrária e sem justificativa do Google, que cancelou vários anúncioscriados em campanhas de marketing digital no Google Ads.

Recentemente o TJSP obrigou o Google a tornar sem efeito o cancelamento de diversos anúncios na plataforma Google Ads sob pena de multa de até R$30.000,00 (trinta mil reais).

Os julgadores consideraram que a justificativa do Google para cancelamento dos anúncios foi genérica e gerou enormes prejuízos financeiros à empresa que havia criado campanha de marketing digital naquela plataforma, ocasionando queda brusca no faturamento, pois o Google Ads era o principal meio de captação de novos clientes.  

Por outro lado, considerou que o prejuízo da empresa foi grave, na medida em que a manutenção dos bloqueios das contas no Google Merchant Center e Google Ads prejudicou o faturamento e pode tornar o negócio inviável.

TJSP decide que são ilegais decisões das Big Techs para cancelar perfis em redes sociais sem justificativa concreta

Esse tipo de decisão não se aplica exclusivamente ao Google Ads, mas também em face de grandes Big Techs, como é o caso do Facebook. 

Podemos citar como exemplo uma ação judicial julgada pelo Tribunal de São Paulo, proposta em desfavor do Facebook, onde foi concedida a imediata restituição da conta banida, sob o fundamento de que a manutenção do perfil é  “fundamental para a divulgação das atividades profissionais do autor, visto que possui mais de 7.500 seguidores nas redes sociais

A turma julgadora considerou, ainda, que a relação das partes é regida pelos “Termos de Uso”, mas, contudo, não existiam informações concretas de quais irregularidades a empresa teria praticado em violação aos Termos e Políticas. 

Ao julgar a ação supramencionada, o magistrado entendeu que a informação fornecida pelo Facebook é evasiva, na medida em que deixa de apontar qual  a exigência deveria o consumidor atender para a reativação de sua conta. 

O escritório Alexandre Atheniense Advogados tem meios técnicos e legais para enfrentar incidentes que causam prejuízos nas campanhas de marketing digital com o cancelamento de anúncios pelas Big Techs, Conheça os seus direitos. Entre em contato conosco para que possamos lhe esclarecer sobre este assunto pelo email [email protected].