Os norte-americanos irão receber mensagens de texto SMS em caso de emergência
Acho extremamente válida a iniciativa do FCC (Federal Communications Comissions), órgão que regula as telecomunicações nos Estados Unidos, que aprovou nesta semana um plano que cria um sistema de alerta nacional que envia mensagens de textos para celulares dos cidadãos.
O governo irá enviar o aviso para as operadoras, mas elas não serão obrigadas a participar do sistema de alerta. As operadoras AT&T, Sprint T-Mobile e Verizon já anunciaram que vão colaborar.
De acordo com as regras, há três tipos de mensagem: o primeiro, se houver um alerta nacional do presidente, relacionado a ataques terroristas e desastres naturais. O segundo tipo de mensagem envolve ameaças eminentes, como de furacões, tornados ou tiroteios nas universidades. Outro tipo de mensagem vai informar sobre o desaparecimento de crianças.
Os clientes das operadoras podem optar por não receber as mensagens. É uma medida útil que poderia ser adotada no Brasil considerando que a malaha de usuários em nosso país é de 120 milhões de usuários.









